domingo, 1 de março de 2009

GLADIADOR E IMPERADOR - NATÁLIA
Os gladiadores eram escolhidos entre os prisioneiros de guerra e escravos. Com o passar das lutas, caso reunisse muitas vitórias, tornavam-se heróis populares.Nas arenas (a mais famosa era o Coliseu de Roma), os gladiadores lutavam entre si, utilizando vários armamentos como, por exemplo, espadas, escudos, redes, tridentes, lanças, etc. Participavam também das lutas montados em cavalos ou usando bigas (carros romanos puxados por cavalos). Muitas vezes estes gladiadores eram colocados na arena para enfrentar feras (leões, onças e outros animais selvagens).O combate entre gladiadores terminava quando um deles morria ou ficava ferido com impossibilidade de continuar a luta. Os gladiadores mais bem sucedidos ganhavam, além da popularidade, muito dinheiro e, com o tempo, podiam largar a carreira de forma honrosa. Estes privilegiados ganhavam uma pensão do império e um gládio (espada de madeira simbólica).
Curiosidade: A luta entre gladiadores fazia parte da política do “pão-e-circo” instituída no Império Romano, cujo objetivo principal era amenizar a revolta dos romanos com os problemas sociais.


Imperador Romano

Imperador romano é a denominação que os historiadores usam para se referir aos governantes do Império Romano, fase da Roma Antiga sucessora da época conhecida como a República Romana.
O título de «Imperador Romano» não definia uma função precisa e legal, senão que é um jeito de sintetizar uma complicada reunião de cargos e poderes que foram acrescentados, subtraídos ou mudados no percurso dos séculos. Todos os títulos associados tradicionalmente ao imperador tinham a sua origem na época republicana.
O conceito de imperador romano depende em grande medida do ponto de vista dos historiadores, toda vez que para os mesmos romanos não havia a associação moderna do conceito monárquico com 'império' e 'imperador', mantendo o Império Romano as instituições políticas e as tradições da República Romana, incluindo o Senado e as assembléias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário